Qual é a importância das fontes de energia renováveis?

Qual é a importância das fontes de energia renováveis?

As fontes de energia renováveis representam cerca de 80% da matriz elétrica brasileira. As mais utilizadas são hidrelétricas, eólicas, biomassa, solar e biogás. 

 

Mas qual a importância das fontes de energia renováveis para o meio ambiente e para os negócios? Continue acompanhando esse post e entenda!

O que são fontes de energia renováveis?

As fontes de energia renováveis são aquelas em que a energia é proveniente de uma fonte que pode se manter disponível a longo prazo e que pode se renovar, gerando menos impactos ambientais. Em outras palavras, contam com recursos que não se esgotam.

 

Como exemplos desse tipo de fonte de energia, podemos citar a solar, eólica, hídrica, biomassa, a das ondas e a das marés. Vamos conhecer um pouco mais sobre cada uma delas.

 

Energia Solar

A Energia Solar consiste no aproveitamento da radiação solar e, portanto, é uma fonte que é inesgotável, além de ser altamente potente e estar presente em todos os lugares do mundo. 

 

Além disso, existem duas formas da utilização da energia solar. Uma delas é a fotovoltaica, em que as placas fotovoltaicas convertem a radiação do sol em energia elétrica. A outra forma é a térmica, que serve para aquecer a água e o ambiente, pode ser utilizada em casas e também em termoelétricas.

 

Energia eólica

A energia eólica é proveniente dos ventos. Ela não emite poluentes na atmosfera e pode ser um diferencial importante para áreas que não disponibilizam de outros recursos como a água, por exemplo. 

 

A energia é produzida em usinas eólicas e se utilizam espécies de cataventos para a geração de energia. Os cataventos são instalados em locais onde existe bastante movimentação de massas de ar. O ventos giram a hélices, que movem as turbinas, acionando os geradores. 

 

Energia hídrica ou hidroelétrica

Já a energia hídrica ou hidroelétrica é proveniente do movimento das águas dos rios. Os países que mais utilizam essa fonte de energia são o Brasil, Rússia, China e Estados Unidos.

 

Energia de biomassa

A biomassa corresponde a todas as matérias orgânicas não fósseis. Desse modo, pode-se utilizar esse material para a queima e produção de energia. 

 

Energia das ondas e das marés

Já sobre essa fonte de energia, é possível utilizar a água do mar para a produção de eletricidade, tanto para aproveitar as ondas, quanto pela utilização da energia das marés. 

Qual a importância das fontes de energia renováveis?

Levando em conta o cenário mundial, cada vez mais é importante discutir a importância de usar fontes de energia renováveis, que não se esgotam com o tempo e que não agridem o meio ambiente.

 

Além disso, as principais vantagens são a disponibilidade e a acessibilidade. Dessa forma, a Energia Solar se destaca no Brasil, já que a incidência de radiação solar é muito grande de norte a sul do país. 

 

Outros diferenciais importantes são o avanço da tecnologia e a facilidade de pagamentos. Hoje, as placas fotovoltaicas podem ser instaladas em casas, lojas, indústrias e até em propriedades rurais. E os benefícios são muitos: colaborar com a sustentabilidade do planeta e ainda economizar! 

 

Quando você investe em placas fotovoltaicas para aproveitar a Energia Solar, o retorno é muito claro. As contas de energia elétrica são reduzidas em até 95% do valor total, o que representa uma economia significativa a cada mês. 

 

Leia mais sobre economia: Como economizar nas contas de energia elétrica?

 

E aí, ficou interessado em saber mais sobre Energia Solar e como instalar na sua casa ou empresa? A Solarini Eficiência Energética é uma empresa que está no ramo desde 2015 e conta com profissionais altamente capacitados para instalação e manutenção das placas fotovoltaicas. Hoje possuímos mais de 100 sistemas instalados que, juntos, proporcionam mais de R$ 1.000.000,00 de economia em faturas de energia elétrica.

 

Clique no botão abaixo e realize um Orçamento Grátis, sem compromisso. Venha para a Solarini e faça parte do futuro!