As primeiras invenções para aproveitar a luz do sol e transformar em energia elétrica são de 1880.
Desde então, novas tecnologias e testes aprimoraram o sistema fotovoltaico, tornando-se hoje uma maneira eficiente e sustentável de produzir energia.
Aqui no Brasil, é uma energia com grande potencial e relativamente recente, por isso ainda circulam informações incorretas ou desatualizadas sobre esse sistema.
POR ISSO, VAMOS DESMISTIFICAR ALGUNS PONTOS:
SEM PRODUÇÃO EM DIAS FRIOS E NUBLADOS
É uma informação falsa porque mesmo sem a luz solar intensa, ocorre a produção de energia, já que os painéis conseguem captar a radiação e produzir eletricidade.
O SISTEMA REQUER MUITA MANUTENÇÃO
Ao contrário do que circula, os painéis têm uma estrutura simples mas eficiente, o que exige manutenção preventiva. O principal cuidado é com a limpeza, porém a água da chuva já faz esse serviço na maior parte do tempo.
NÃO É UMA ENERGIA LIMPA
Há quem acredite que a energia solar não é sustentável, mas o sistema utiliza um recurso que temos em abundância: o sol. Não emite gás e não utiliza combustíveis fósseis, então é uma energia renovável e limpa!
ALTO CUSTO
Muitas pessoas ainda acham que a energia solar é muito cara, porém a instalação do sistema reduziu cerca de 80% os custo nos últimos 5 anos. Também é possível reduzir a conta de luz em até 95%, trazendo retorno financeiro e economia. Os incentivos fiscais e possibilidades de financiamento também tornam o sistema mais acessível e viável.
O SISTEMA É FRÁGIL
Há aqueles que duvidam da durabilidade dos painéis, porém reforçamos que com a tecnologia investida, foi possível criar módulos resistentes a todas as condições climáticas: vento, chuva e granizo. Os painéis podem durar mais de 25 anos.
DANIFICA O TELHADO
Algumas pessoas acreditam que os painéis solares podem estragar a cobertura da propriedade, mas explicamos aqui que a instalação ocorre de uma maneira que preserva o telhado. Ao longo do tempo, os painéis ficam expostas ao sol e chuva, protegendo o teto. Caso você mude de casa, é possível desinstalar o sistema e levar para o novo local sem prejudicar o imóvel ou o sistema.
EMITE MUITO BARULHO
Essa informação também está incorreta. Ao contrário de sistemas que produzem energia a partir de forças mecânicas, como a hidrelétrica, os painéis solares convertem a luz por um processo de fotoemissão e não emite ruídos.
CONCLUSÃO
A energia solar tem grande potencial e benefícios a curto/médio prazo. O sistema fotovoltaico também traz vantagens para o meio ambiente. A sustentabilidade é uma discussão que ganha cada vez mais espaço e importância.
Esse tipo de energia pode ser utilizado em residências, comércios e indústrias. É possível instalar um sistema potente conforme a necessidade do proprietário para garantir eficiência energética e economia.
Agora que você já entendeu um pouco a mais sobre esse energia que tem grande potencial, que tal entrar em contato com a nossa equipe para tirar dúvidas e conhecer mais sobre o investimento?
Você também pode fazer uma simulação pelo link abaixo.