Como impulsionar o seu negócio com energia solar

Como impulsionar o seu negócio com energia solar

O comércio tem diversas despesas com a luz, sejam as taxas ou o alto consumo dos equipamentos, mas investir em fontes renováveis de energia reduz diversos gastos

Os empreendedores enfrentam vários desafios e burocracias para manter os negócios funcionando. Ter um estabelecimento comercial exige muito trabalho e dedicação para pagar todas as contas, e garantir a renda no final do mês.

Dependendo da atividade, como mercados e mercearias, os gastos energéticos com os equipamentos são altos: geladeira, freezer, ar condicionado e vários aparelhos que ficam horas em funcionamento.

Para se destacar dos concorrentes, os comerciantes precisam buscar novas formas de inovar, atrair clientes, aumentar o lucro e diminuir despesas. Nesse sentido, a energia solar é uma grande aliada.

 

Mas primeiro vamos conhecer o sistema

 

Como funciona a energia solar?

Para gerar energia por meio da luz do sol, são instaladas as placas fotovoltaicas, de uma maneira que garanta a máxima incidência de luz possível, ou seja, longe de sombras.

A energia percorre até o inversor, onde é transformada de corrente contínua em corrente alternada. A partir disso, a energia já pode ser utilizada. Esse é o funcionamento básico, no próximo tópico você vai entender o que ocorre com o excesso de produção:

E durante a noite?

Ao longo do dia, as placas captam mais energia do que é consumido. Essa quantidade extra é armazenada conforme o sistema instalado:

On Grid
No sistema On Grid também chamado de “conectado à rede”, a quantidade excedente de energia vai para a rede elétrica, gerando créditos com a companhia elétrica.

Off Grid
Esse é um sistema autônomo e não é conectado à rede. Nesse caso, a produção de energia excedente é armazenada em baterias para ser utilizada quando não houver a produção.

Híbrido
Também é possível utilizar um sistema que opere com baterias e conectado a rede, garantindo a geração de energia mesmo se um sistema não estiver funcionando.

E nos dias de frio e sem sol?

Você viu que um sistema fotovoltaico precisa da luz do sol, o que acontece mesmo em dias nublados. Isso significa que mesmo em dias frios ocorre a produção de energia.

 

Agora que você já sabe como funciona, vamos falar das vantagens que o sistema oferece!

 

Seu negócio mais sustentável

Em um mercado cada vez mais competitivo, as empresas precisam estar atentas as inovações tecnológicas e questões de sustentabilidade. A preocupação com o meio ambiente pode tornar-se um grande diferencial no seu negócio e ultrapassar a concorrência.

A energia solar é limpa e renovável, isso significa que:

  • Não há geração de gases prejudiciais à natureza;

  • É naturalmente renovada.

Isso garante a conservação de recursos naturais e que as próximas gerações também possam viver em um ambiente limpo e saudável.

Um sistema de energia solar pode durar até 30 anos. Mesmo após décadas de uso e produção de energia, as placas são recicláveis. Garantindo que o descarte também não prejudique a natureza.

Também é uma pauta cada vez mais presente nos debates e propostas de inovação. Na Agenda Mundial de Desenvolvimento Sustentável foram traçados várias metas que mais de 150 países se comprometeram a alcançar.

Um dos objetivos presentes neste projeto é a “Energia Acessível e Limpa – Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos”. Isso significa que até 2030, o Brasil se comprometeu a aumentar as fontes de energia renovável, expandir a infraestrutura e pesquisas relacionadas a energias limpas, como a solar.

Isso mostra que a energia solar é uma tendência no país, e que cada vez mais pessoas, empresas e indústrias vão adquirir o sistema.

Precisamos aproveitar um recurso que temos em excesso, a luz do sol, para movimentar as nossas cidades e indústrias, com responsabilidade e consciência.

Investimento

Vamos para a parte que você mais estava esperando. Instalar um sistema de energia solar tem custos com os equipamentos e instalação. Para a manutenção, são poucos gastos, recomenda-se limpar as placas uma vez por ano, apenas.

O valor da instalação varia conforme a demanda do seu negócio, para obter mais energia, são necessários mais painéis, faça um orçamento e simulação sem compromisso. Clique aqui!

Com a tarifa de luz cada vez mais alta, economizar até 95% da fatura é um grande atrativo. Ao contrário do que muitos pensam, o investimento inicial tem um retorno em curto e médio prazo. Ainda é possível fazer um financiamento para instalar o sistema.

Além de garantir o futuro do planeta, economizar na fatura, ter energia solar também garante alguns benefícios fiscais, como a Isenção PIS/COFINS.

Conclusão

Instalar um sistema fotovoltaico já é lucrativo e uma boa maneira de investir no futuro. Mas ao ver o quanto esse tema ganha espaço, podemos esperar que a energia solar seja uma tendência forte no mercado porque é sustentável e econômica.