O sistema de aquecimento solar utiliza a energia fornecida pelo sol exclusivamente para aquecer a água a ser utilizada em uma casa ou ambientes. Já a energia solar é a aplicação do que é captado pelos painéis fotovoltaicos para a produção de eletricidade. Os conceitos são bastante semelhantes por dependerem da luz e do calor do sol para alcançar resultados, mas seus funcionamentos são diferentes.
O sistema de aquecimento mais comum, conta com um preço mais acessível, é o que utiliza coletores com tubo a vácuo para aquecer a água e armazená-la em um recipiente. Apesar disso, o valor do sistema de energia elétrica fotovoltaica está se tornando mais barato e o custo benefício vale a pena.
Mesmo que existam diferenças entre os valores, o mesmo objetivo é cumprido com os dois sistemas, economizar dinheiro com a conta de luz. Ao utilizar um sistema de placas para esquentar a água, é possível reduzir o consumo de energia gasta pelo chuveiro elétrico, por exemplo. Já quem opta por instalar um sistema de geração de energia fotovoltaica, passa a ser um microgerador de energia e pode ter ainda mais benefícios, já que além de converter luz solar em energia elétrica para consumo próprio, é possível disponibilizar o excesso para a rede e ganhar créditos com o insumo.
Como a finalidade dos dois sistemas são diferentes, há particularidades técnicas em cada um deles. As instalações que convertem radiação solar somente em calor são simples e formadas pelos seguintes componentes:
- Coletor solar: este é responsável pela absorção da radiação solar, o calor é transferido para a água que circula no interior de tubos de vidros.
- Boiler: este armazena a água. Pode ser feito de cobre, polipropileno ou inox, nele a água se mantém aquecida até que seja consumida.
Além desses materiais são necessários fios e cabos elétricos, mesmo assim, a composição é bastante simples, o que justifica menos custo da instalação. É importante destacar que o sistema de aquecimento não elimina a dependência da energia elétrica, pois se o local onde for instalado tiver pouca incidência da luz natural, pode não ser tão eficiente.
Já o sistema de geração de energia solar é mais robusto e consequentemente oferece resultados melhores. Os itens que compõem possuem uma função bastante importante, que não é tão simples como aquecer a água, por isso há a necessidade de componentes especiais para a captação e conversão da energia elétrica, como:
- Módulos fotovoltaicos: estes são painéis compostos com células solares, que convertem a luz do sol em energia elétrica, nele não circula água e pode ser instalada num local que já possui aquecimento solar;
- Inversores: eles recebem a energia elétrica gerada pelos módulos e sincronizam com a rede da concessionária, ele converte a corrente contínua gerada pela energia do sol em corrente alternada, para ser usada pelos equipamentos elétricos;
- String box: é um quadro que ajuda a prevenir danos ao sistema, proteger contra surtos e auxilia em manobras quando for feita manutenção do sistema.
Como o sistema fotovoltaico gera energia solar, ele é mais completo e, consequentemente, os resultados são mais expressivos e o tempo de retorno é mais visível. Isso acontece por conta da geração de eletricidade a partir do sistema completo instalado, que funciona integrado com a rede local de energia e gera créditos que fazem com que a conta de luz baixe consideravelmente.
E aí, ficou interessado em saber mais sobre Energia e Aquecimento Solar e como instalar na sua casa ou empresa? A Solarini Eficiência Energética é uma empresa que está no ramo desde 2015 e conta com profissionais altamente capacitados para instalação e manutenção desses sistemas.
Clique no botão abaixo e realize um Orçamento Grátis, sem compromisso. Venha para a Solarini e faça parte do futuro!