15 curiosidades sobre Energia Solar

15 curiosidades sobre Energia Solar

A energia solar é uma fonte de energia sustentável e que vem crescendo cada vez mais, o que se deve à potencialidade para a produção desse tipo de energia verde, aliada à eficácia da tecnologia.

 

Essa tecnologia, para produzir energia solar, vem sendo usada há muito tempo, os primeiros painéis datam os anos 1970. No entanto, somente agora, com maiores avanços na tecnologia ela se popularizou. Com isso, vários fatores sobre elas são desconhecidos, por isso, separamos aqui 15 curiosidades sobre a energia solar.

Geração de energia no período noturno

A fonte para a geração desse tipo de energia é a radiação solar, logo, a produção não pode ser feita em períodos noturnos, mas não significa que você precisa fica no escuro, a maioria dos sistemas de energia solar funciona no chamado on grid, que é conectado à rede de distribuição da cidade. Em dias ensolarados, a geração pode ser maior que o consumo de energia no imóvel, ficando como créditos na fatura de energia elétrica.

 

Geração de energia em dias nublados

Os dias nublados não são um problema para geração de energia solar, isso acontece, devido à alta tecnologia dos painéis solares na atualidade, que são capazes de captar energia solar mesmo em períodos em que a radiação se encontra difusa. Apesar de ser possível produzir energia nestes dias, os níveis de watts são menores. 

 

Taxa de emissão de poluentes negativa

A energia solar trabalha de forma limpa na transformação da radiação em energia elétrica, o que a torna atrativa para quem deseja ajudar o meio ambiente, além da economia no final do mês. A energia solar apresenta uma das melhores soluções para a sociedade que necessita de novas ações alternativas, tecnológicas e sustentáveis no período de aquecimento global. 

 

Utilização pela NASA

Pense o quão complexo deve ser abastecer as estações espaciais que orbitam a terra. A solução mais usada, desde 1960, tem sido painéis solares nas missões espaciais. Inicialmente elas eram usadas para abastecer os rádios, gerando quantidades pequenas de energia. Hoje, com os avanços nas tecnologias, a energia solar abastece jornadas e possui amplo crescimento da exploração do espaço pelo ser humano. 

Preço da energia solar

A implantação da energia solar depende de um investimento inicial, mas é totalmente viável, pois a economia gerada acaba por fazê-lo retornar em um curto período. Além disso, existem várias linhas de financiamentos para a implantação do sistema solar, bancando equipamentos e serviços.

 

Energia solar X energia solar fotovoltaica

Existem duas formas de aproveitar a energia solar: o aquecimento solar e a energia solar fotovoltaica. A primeira consiste no aquecimento da água para banho e torneiras, por exemplo no chuveiro, podendo corresponder até 25% do consumo de energia elétrica de uma casa. Já o segundo é mais completo, pois pode abastecer todos os equipamentos que necessitam de energia elétrica de uma casa, para isso, utiliza painéis e inversores solares, transformando a energia captada própria para o uso. 

 

Créditos de energia solar

É possível que a energia solar faça você economizar na conta de energia, com os créditos de energia solar. O excedente produzido pelo seu sistema de energia solar fotovoltaico é enviado para a distribuidora, que utiliza esse crédito para abater da conta de energia do imóvel em até 60 meses. 

 

Telhado solar sem painel solar

Depois de quase quarenta anos com apenas painéis solares disponíveis, a tecnologia fotovoltaica agora conta com uma tecnologia de telhas solares, capazes de transformar o telhado de uma casa em gerador de energia sem tirar seu aspecto comum, essa tecnologia foi desenvolvida pela empresa Tesla. 

 

Estrada solar

Na França, a empresa Wattway implantou a primeira estrada solar do mundo, a empresa cobriu um trecho de 1000 metros com células fotovoltaicas, de um total planejado de 1000 quilômetros. A energia gerada pela tecnologia utilizada nesse primeiro trecho será capaz de iluminar as ruas da cidade de 3.400 habitantes. Esse é o primeiro passo de um projeto de cinco anos que visa a geração de energia para 5 milhões de habitantes, 10% da população da França. 

 

Aeroporto solar

Em 2015, o Aeroporto Internacional Cochin, em Querala, na Índia, passou a operar 100% com energia solar, se transformando no primeiro aeroporto internacional a adotar esse tipo de energia. São 46.150 painéis solares, instalados em uma área de 180 mil m², abastecem 12 MW de potência ao aeroporto. Pelos próximos 25 anos, contados a partir do início do projeto, 300 mil toneladas de carbono deixarão de ser emitidas na atmosfera. 

Ciclovia

A primeira ciclovia solar do mundo tem o nome de SolarRoad, ela tem 100 metros de extensão e está localizada na cidade de Krommenie, na Holanda. A ciclovia foi construída com painéis de concreto com células fotovoltaicas cobertas com vidro temperado. Em 2015 a ciclovia gerava em torno de 70 quilowatts/hora por metro quadrado/ano, o que é suficiente para abastecer 3 casas. 

 

Moto movida por energia solar

O americano Richard Gryzch construiu o que ele mesmo chama de a primeira moto elétrica movida por energia solar. A moto possui velocidade máxima de 90 milhas por hora e uma autonomia de 50 milhas, quando a bateria está totalmente carregada, isso dá cerca de 80 quilômetros. 

 

Água gerada por energia solar

Um dispositivo criado por pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e da Universidade da Califórnia em Berkeley, nos Estados Unidos, usa a energia solar para sugar o vapor da água do ar, mesmo com a umidade baixa. O aparelho é feito de cristais de estrutura orgânica, pressionados em uma fina chapa de cobre, colocados entre um absorvedor solar e uma placa de condensador. O dispositivo pode produzir cerca de 3 litros de água por dia por quilograma de material que contém. 

 

Árvores solares

Em Singapura, o Gardens by the Bay, é um projeto de paisagismo que conta com 18 árvores artificiais instaladas no jardim da baía Sul, 11 delas possuem células fotovoltaicas instaladas para a geração de energia elétrica. Elas variam entre 25 e 50 metros, além de gerar energia, contam com sistemas de coleta da chuva e ainda funcionam como sistemas de ventilação para estufas próximas e como moderadoras de temperatura. 

Estádio Mineirão

O Brasil também é referência na utilização de energia solar. O estádio Mineirão, em Belo Horizonte, foi o primeiro estádio do mundo que sediou uma partida de Copa do Mundo operando com uma usina solar. Essa usina foi instalada no topo do estádio, ela conta com 6 mil painéis que ocupam uma área de 11,5 mil m², tendo capacidade de produção de 1,42 MWp. Somente 10% da energia produzida é utilizada pelo estádio, o restante é distribuído para a rede elétrica de Minas Gerais.

 

Com todas essas vantagens tanto com relação meio ambiente quanto na economia após a implantação desse sistema, conheça a variedade de painéis e aquecedores solares que a Solarini tem a oferecer e comece já a utilizar essa inovação em captação de energia!